O WordPress é um CMS, do inglês Content Management System, que traduzido significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Idealizou e muito a simplicidade com que se pode construir um Blog e “alimentá-lo”, sendo também possível criar sites mais complexos, como lojas virtuais (e-commerce).
O CMS WordPress propicia inúmeras facilidades, quer seja para a construção ou para a operação do serviço. Isso não ocorre com um sistema CMS desenvolvido exclusivamente para uma demanda específica, de um cliente em específico. Ou seja, é discrepante comparar um CMS do nível do WordPress a um outro desenvolvido do “zero” por um programador contratado.
Existem muitas facilidades incluídas na instalação do WordPress, como o gerenciamento de usuários. É possível definir quais os tipos de usuários (perfis) que participarão do site, como: administradores e assinantes. Assim, os assinates têm privilégios restringidos, mas podem escrever comentários, garantindo o pleno funcionamento do serviço.
Um recurso interessante nesse sentido é o perfil de usuário Autores, podem ser vários e cada um com toda a autonomia do próprio conteúdo criado. Outras funcionalidades podem ser instaladas e habilitadas posteriormente, sendo inúmeras as possibilidades de uso da plataforma.

Segundo definições facilmente encontradas na WEB, os Gerenciadores de Conteúdo (CMS) são frequentemente usados para armazenar, controlar e prover documentação empresarial, tais como: notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web.
Para os interessados em construir e disponibilizar o conteúdo com o WordPress, ou qualquer outro CMS, é possível que o proprietário tenha toda a autonomia, dispensando a dependência da mão-de-obra especializada, como ocorreria com um CMS exclusivo do cliente.
Uma vez concluída a construção do serviço CMS para o solicitante, este passa a ter controle total em suas mãos do ponto de vista técnico, podendo delegar o poder aos devidos departamentos e ganhar foco para o conteúdo. Ou seja, não é necessário um colaborador dedicado.
Um agregador de conteúdo para o site poderá ter nível de conhecimento em informática de quem simplesmente opera um editor de texto, mas que sobre o conteúdo a ser abordado detém grande conhecimento.
O WordPress é com certeza um dos principais CMS, mas atualmente existem bons concorrentes, como o Joomla!. Ambos são sistemas feitos em linguagem de programação PHP e disponibilizados como Open Source, ou seja, todo esse mundo maravilhoso do WordPress está disponibilizado gratuitamente aos interessados. Incrível!