Cada indivíduo é uma peça do quebra-cabeças

Trabalho em equipe

Quero deixar disponível um excelente conteúdo sobre a convivência humana no trabalho, mas que sem dúvida alguma vale para qualquer tipo de relação humana. Faço um recorte abordando como introdução a cristalização, um processo psíquico onde o indivíduo se agarra as próprias convicções na medida que se fecha para a mudança pelos outros, regado com pouca esperança de um mundo melhor para a sociedade.

Continue reading

Raça ou etnia

Raça refere-se ao âmbito biológico; referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. […] Etnia refere-se ao âmbito cultural; um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e semelhanças genéticas.

Continue reading

O projeto de lei

[…] um projeto de lei se inicia com a apresentação do texto, e respectiva justificativa, por um dos legitimados pela Constituição, normalmente um deputado ou um senador; posteriormente, essa proposta é examinada pelos seus pares em uma ou mais comissão temática como a Comissão de Constituição e Justiça, por exemplo. Em cada uma das comissões, um dos parlamentares é designado relator e elabora um parecer sobre o projeto e sobre as respectivas emendas apresentadas. Nessa fase, é comum, ainda, a realização de audiências públicas e debates para se discutir a proposta.

Encerrada a fase de discussão, a matéria é encaminhada à votação. Se aprovada é submetida a outra casa legislativa (Câmara dos Deputados ou Senado Federal) onde o processo se repete. Se o texto for alterado, é devolvido para a Casa original que, após novos debates, avalia as alterações e vota pela sua aprovação ou rejeição. Se em qualquer das Casas o projeto não for aprovado ele é arquivado. Se for alterado a Casa de origem deve aprovar a alteração ou manter o texto original. A etapa final até a transformação do texto em lei ainda exige a participação do Presidente da República que deve decidir pela sanção ou veto (parcial ou total) do texto.

Botelho, E. R.; thomsonreuters.com.br/content/dam/openweb/documents/pdf/Brazil/white-paper/rdci-eduardo.pdf; Acesso 17, julho, 2021.

Desbloqueio do Bootloader Motorola

Existem situações que o Smartphone não fornece todas as funcionalidades necessárias para alguns aplicativos que instalamos. Por exemplo, eu tive a necessidade de acessar meu dispositivo remotamente, consegui fazer o espelhamento de tela, no entanto eu não consegui obter o controle dos recursos de entrada. Ou seja, eu não conseguia acessar à distância, como se estivesse na frente do aparelho, simulando as funções de toque com o Mouse e o teclado.

Continue reading

Um tour pelo aparelho digestivo

O intestino é dito por muitos como nosso segundo cérebro, também referem que somos o que comemos e há aqueles que apostam na cura pela boca. Antes de chegar nessas conclusões, apresento resenha de um dos capítulos do livro A Bíblia do Intestino, de mesmo título acima, da autora Dra. Karina Bianca Sinforoso. Ela fez uma narrativa bem didática, percorrendo o trato digestivo, qual fiz e exponho minhas sucintas reflexões.

Continue reading

Leis, decretos, portarias e daí por diante

A Enfermagem é uma profissão muito normatizada, seja por: leis, decretos, portarias e daí por diante. O profissional da enfermagem é alcançado não somente pelos protocolos da instituição onde trabalha, mas por: Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Deputados e Senadores.

Continue reading